domingo, 24 de outubro de 2010

Contos Brasileiros 2 - para gostar de ler


Os autores de Contos Brasileiros 2 mostram que para criar uma boa história é preciso entender bem sua matéria-prima, o próprio ser humano. Às vezes com humor, outras com pessimismo, com os dois pés no chão ou com a cabeça na lua, esses contadores de histórias retratam sua realidade e abrem espaço para que os leitores tirem suas próprias conclusões.

Através de "Contos Brasileiros 2" fica retratado que a difícil arte de escrita pode ser percebida de diferentes formas por seus autores.

Para Machado de Assis as ideias são como nozes: para saber o que o que está dentro de uma ou de outra, é preciso quebrá-las. Só assim tomam forma, se transformam desde poesias até grandes romances. 

João Antônio vive os fatos antes de escrevê-los; não consegue inventar histórias e personagens que não tenham acontecido ou existido na realidade.

Lygia Fagundes Telles vê o escritor como um lutador de boxe, enfrentando lutas com muita paciencia, humildade e até humor. Nos descaminhos dessas lutas é que se percebe a inspiração e até a vocação verdadeira. Murilo Rubião também pensa de forma parecida: quando cria uma história, o escritor precisa passar por uma tremenda luta com a palavra, rasgando papel e revirando o texto...

Clarice Lispector pensava quando criança pensava que os livros nasciam como árvores ou como pássaros. Ao descobrir que existiam autores, e que eram eles os responsáveis por todas as ideias presentes nos livros, decidiu que seria escritora, e assim transmitiria todos os seus pensamentos na forma de palavra escrita.

Estes e outros escritores como Murilo Rubião, Wander Piroli e Moacyr Scliar revelam modos de transofrmar pensamentos em letra corrida, em contos que trazem ótimos momentos de leitura. De maneira e estilos diferentes eles mostram uma característica - e uma ideia - comum: a maestria e a paixão pelo ato de escrever.

Cem anos de perdão, A armadilha, Trabalhadores do Brasil, Dezembro no bairro, Macacos, Festa, Meninão do Caixote são alguns dos contos apresentados neste simples e não menos importante livro.

Boa leitura!

6 comentários:

  1. Só consegue fazer uma boa tarefa quem tem familiridade, pois caso contrario, não fica bom o que é feito, penso que esta familiariedade dos autores citados devido a forma que levaram a própria vida...

    Fique com Deus, senhorita Lídia Guedes.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Foi um enorme prazer descobrir este espaço, onde a literatura é cultivada com sensibilidade e bom gosto.
    Os meus parabéns!
    Vou seguir, se me for permitido.

    AC

    ResponderExcluir
  3. Daniel Savio,

    A literatura é mesmo apaixonante e quem se dedica a tal área parece dedicar a vida.
    Volte sempre, amigo.

    ResponderExcluir
  4. AC,

    Já visitei teu espaço virtual e fiquei impressionada com a beleza e também citada sensibilidade, comprovado pelas visitas assíduas de tantos e tantos leitores.
    Fico agradecida por tua presença neste singelo espaço e por estar seguindo o "Nós Todos Lemos".
    Sinceramente,

    ResponderExcluir
  5. o vei manda um resume
    do livro pra eu estudar pra prova.. !!!

    ResponderExcluir
  6. Iago,
    Melhor fazer o teu próprio resumo porque assim estará tendo a oportunidade de conhecer autores contistas e o que pretendem gerar como conhecimento.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails