sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ronald de Carvalho - Teoria

Areia Branca - RJ - Brasil

Teoria

Cria o teu ritmo a cada momento.
Ritmo grave ou límpido ou melancólico;
ritmo de flauta desenhando no ar imagens claras
de bosques, de águas múrmuras, de pés ligeiros e de asas;
ritmo de harpas,
ritmo de bronzes,
ritmo de pedras,
ritmo de colunas severas ou risonhas,
ritmo de estátuas,
ritmo de montanhas,
ritmo de ondas,
ritmo de dor ou ritmo de alegria!
Não esgotes jamais a fonte de tua poesia,
enche a bilha de barro ou o cântaro de grantio

com o sangue de tua carne e as vozes de teu espírito!
Cria o tue ritmo livremente,
como a natureza cria as árvores e as ervas rasteiras.

Cria o teu ritmo e criarás o mundo!

Ronald de Carvalho

"Tudo me convence ainda mais que o único e verdadeiro gênero literário que existe é o estilo. Somente com esse dom de exprimir o que pensamos e sentimos, na poesia, no romance, na crítica, é que se criam as obras de arte."

"A literatura é a própria história de cada coletividade; refletem-se nela, como num espelho polido, as imagens tristes ou risonhas da vida humana."

"O Brasil representa, sem dúvida, uma força nova da humanidade, (...) onde prodominam, é certo, as influências, mas onde já se vislumbram vários indícios de uma próxima autonomia intelectual, de que a literatura, já considerável e brilhante, constitui a melhor e mais decisiva prova."

Ronald de Carvalho - 100 Anos de Poesia

Ronald de Carvalho (1893-1935) praticamente não teve contato com o pai, fuzilado junto com seu tio pelos florianistas de Santa Catarina em 1894. Formado em Direito antes dos 20 anos, o poeta, jornalista, diplomata, trdutor e ensaísta surgiu no meio literário em 1910, colaborando para o Diário de Notícias, na época dirigido por Rui Barbosa. Três anos depois, viajou para Paris, onde estudou Filosofia e Sociologia. Quando retornou ao Brasil, iniciou carreira no Ministério das Relações Exteriores e publicou o seu primeiro livro de poemas, Luz gloriosa. Graça aranha escreveu: "Ronald é um dos construores espirituais do Brasil novo. Por ele, se formará uma sensibilidade diferente da que até agora animava a nossa terra. Deixará o Brasil de ser o lírico da tristeza, para ser o criador da perpétua alegria."

Ronald de Carvalho morreu aos 42 anos, quando ocupava os cargos de ministro Plenipotenciário e de chefe da Casa Civil da Presidência da República. Um acidente de carro interrompeu bruscamente a obra de um dos mais cultos literatos brasileiros.

2 comentários:

  1. Mas alguns parece que fizeram o próprio estilo copiandos os outros, pois infelizmente temos muitos por ai se identidade própria...

    Fique com Deus, menina Lígia Guedes.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Daniel Savio,

    Lindo poema, não é mesmo? Este é um dos meus favoritos.
    Um abraço e agradeço a presença amiga.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails