segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

28 contos de John Cheever

"Uma página de boa prosa permanece invencível." afirma John Cheever ao aceitar a honraria no Carnegie Hall, em Nova York ao receber a National Medal for Literature, dois meses antes de sua morte de câncer. A revista New Yorker por quem colaborou por muitos anos, o descreveu como "uma das maiores figuras literárias do país nos últimos cinquenta anos" .

John Cheever nasceu em Quincy,Massachusetts, em 1912. Lança seu primeiro romance, The Wapshot Chronicle, em 1958, pelo qual recebe o prêmio mencionado. Publicou ainda diversas coletâneas de contos - entre os quais The Stories of John Cheever, ganhadora do prêmio Pulitzer em 1979 - e os romances The Wapshot Scandal (1964), Bullet Park (1969) e Falconer (1977). Considerado um do maiores contistas americanos.

O livro 28 contos de John Cheever, seleção e prefácio de Mario Sérgio Conti e tradução de Jorio Dauster e Daniel Galera que inicia com o conto Adeus, meu irmão já marcando o forte relacionamento de John Cheever com seu irmão a qual a vida separou, é uma coletânea de contos considerada um fenômeno editorial até hoje, mais de trinta anos depois. Nunca, até e desde então, um livro de contos, gênero que raramente chega às listas de mais vendidos, obteve tamanho sucesso nos Estados Unidos: vendeu 125 mil exemplares na edição de capa dura e figurou por seis meses na lista de best-sellers do New York Times.
O triunfo se estendeu ao circuito da literatura institucional e à imprensa. The Stories of John Cheever ganhou três dos prêmios literários mais prestigiosos, o Pulitzer, o Nacional Book Circle Critics Award e o American Book Award, conforme mencionado.

Difícil é selecionar o melhor dos 28 contos: Adeus, meu irmão; O enorme rádio, Ó cidade dos sonhos falidos; Os Harthey; O camponês de verão; Lamento amoroso; O pote de ouro; O Natal é uma época para os pobres; A temporada do divórcio; A cura; Os males do gim; Oh, juventude e beleza!; Só mais uma vez; O invasor de Shady Hill; O bicho da maçã; O caminhão de mudanças vermelho; Só quero saber quem foi; A cômoda; Miscelânea de personagens que ficarão de fora; O general de brigada e a viúva do golfe; Uma visão do mundo; Reencontro; Mene, Mene, Tekel, Upharsin; Marito in città; O nadador; O mundo das maçãs, Três histórias; As jóias da sra. Cabor.

28 contos / John Cheever ; seleção e prefácio Mario Sergio Conti ; tradução Jorio Dauster, Daniel Galera. - São Paulo : Companhia das Letras, 2010.

4 comentários:

  1. Olá Lígia?
    Gostamos muito de contos, crônicas e poemas. E é sempre um prazer saber de livros que podem expandir nossos horizontes... Aqui no seu blog acabamos de conhecer O livro 28 contos de John Cheever.

    parabéns pelo Blog.

    Um grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Goliardos,

    Olá!
    Amo contos, poemas e crônicas, não necessariamente nesta ordem.
    Feliz por compartilhar John Cheever.
    Já visitei teu blog e gostei do que
    vi.

    Tenha uma excelente noite.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, mas você tem prentesão de le-lo (devido a sua meta de ler um livro estrangeiro por mês)?

    Fique com Deus, menina senhorita Lígia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Daniel Sávio,

    Minha meta é de um livro estrangeiro por semestre.
    Gosto muito de contos afinal é uma leitura que é bem absorvida nestes tempos modernos em que o tempo é cada vez mais escasso.

    Um abraço e obrigada pela presença.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails