segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Machado de Assis - Melhores Contos

Melhores Contos - Machado de Assis
Seleção de Domício Proença Filho

Poderia discorrer longo texto sobre a universalidade e atualidade da obra de Machado de Assis que nada estaria acrescentando de novo, do já editado, confirmado, por críticos, literários ou mesmo nobres  tradutores e conhecedores de sua obra, como o Domício Proença Filho, que bem selecionou os Melhores Contos - Machado de Assis.
O que surpreende ao lermos ou relermos Machado de Assis é o profundo conhecimento da psique humana retratado em seus personagens. E Machado faz questão de usar de uma discreta ironia dando extrema graça à narrativa que pode passar desapercebida. Quanta originalidade seus contos transcorrem a trama. 
Machado de Assis, célebre autor de inúmeras narrativas tem em seus contos uma narrativa não menos significativa, fato de que sempre é editado e reeditado (ver postagem anterior aqui - 50 contos de Machado de Assis) seu extenso trabalho.
No livro Melhores Contos - Machado de Assis, ler o conto O Espelho é adentrar em filosofia, psicologia, enfim, adentrar na alma humana. Falando em alma humana, quanto engenho apresenta o conto A Igreja do Diabo e quanta sanidade (ou insanidade) levando a profundas reflexões O Alienista (considero um dos mais belos contos do autor) nos oferece onde o comportamento humano, base onde Machado de Assis transcorre seus textos é destrinchado, estraçalhado, esmiuçado.
Línguas, culturas e tempos são universalizados neste provinciano autor, mestre das falas ou ausência dela, quando necessário em seus textos transbordando de vivacidade quanto à condição humana neste mundo tão conturbado.

Contos nesta edição: Teoria do Medalhão, O Espelho, O Segredo do Bonzo, O Anel de Polícrates, Uma Senhora, D. Benedita, Verba Testamentária, A Sereníssima República, O Alienista, Conto de Escola, O Enfermeiro, Noite de Almirante, A Igreja do Diabo, A Senhora do Galvão, A Catormante, A Causa Secreta, Uns Braços, Missa do Galo, Capítulo dos Chapéus, Cantiga de Esponsais, Um Homem Célebre, Evolução, O Caso da Vara, Pai contra Mãe, Entre Santos, Trio em Lá Menor, Conto Alexandrino, O Cônego ou Metafísica do Estilo, O Dicionário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails