quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Homero

Homero
Século  XV-X a.C. - Período pré-homérico ou micênico.
Os primeiros povos indo-europeus - os aqueus - chegam à Grécia e fundam diversas cidades, entre elas Micenas, Tirinto e Pilos.
Os habitantes de Micenas entram em contato com a ilha de Creta e surge a cultura creto-mecânica.
Chegam à Grécia os jônios e os eólios. É fundada a cidade de Atenas.
A Grécia é invadida pelos dórios, que fundam a cidade de Esparta e destroem a civilização creto-micênica.
Eclode a guerra de Tróia, qeu dura dez anos e termina com a vitória da Grécia.
Séculos IX-VI a.C. - Período homérico ou arcaico.
850 a.C. - Provável data de nascimento de Homero.
800 a.C. - Início da colonização grega. Expansão do comércio marítimo. Desenvolvimento das cidades-Estados.
750 a.C. - Introdução da escrita na Grécia.


(*) Odisséia
Ao longo do tempo muito se tem discutido sobre a verdadeira autoria de A Odisséia, atribuída a Homero, embora sem resultados conclusivos. A obra é uma exaltação do povo grego ao herói mortal Ulisses, conhecido também como Odisseu. A história tem início quando Menelau, tei de Esparta, e Agamênon, rei de Atenas, convocam todos os reis e nobres da Grécia para ajudá-lo a montar uma expedição contra Tróia. Diante da convocação, Ulisses finge estar louco. 
Descoberta a farsa, só lhe resta partir para a guerra.
Após a tomada de Tróia, tem início a viagem de Ulisses, cheia de peripécias e aventuras, de volta a Ítaca, sua terra natal.


Por volta do século XV a.C. a Grécia e ocupada pelos aqueus, povo indo-europeu. Com base em uma sociedade altamente estruturada e original, esse povo é responsável pelo surgimento de uma nova cultura que se expande pelo Mediterrâneo oriental. O centro irradiador dessa cultura é Micenas.

Com a chegada dos jônios é fundada a cidade de Atenas, e a civilização creto-micênica atinge o apogeu, até que a região é invadida pelos dórios, também de origem indo-européia, entre 1200 a.C. e 1100 a.C.

A chegada desse povo guerreiro ao território grego contribui decisivamente para a decadência da ilha de Creta e o consequente desaparecimento por completo da antiga civilização micênica. Tem início então uma nova fase no desenvolvimento histórico das regiões situadas na bacia do mar Egeu.

Os gregos da Antiguidade chamavam a si próprios de "helenos", que incluíam todos aqueles que estavam unidos pela mesma cultura e religião e falavam grego, mesmo que usassem dialetos diferentes ou não vivessem na Grécia. Em oposição, eram chamados "bárbaros" os que não falavam grego.

Até o século VIII a.C. as relações dos helenos entre si e com os bárbaros eram esporádicas e inexpressivas, embora as influências culturais do Oriente nunca deixassem de estar presentes. A adoção do alfabeto fenício, adaptado às exigências da língua grega, constitui o resultado mais improtante desse contato. Remontam à segunda metade do século VIII a.C. as mais antigas inscrições alfabéticas e, nessa época, aparecem documentos epigráficos, como listas de magistrados e de vencedores nos jogos olímpicos, que contribuem, desde então, para um conhecimento mais preciso do passado.

O renascimento da técnica de escrita evidencia, antes de tudo, a intensidade do progresso cultural no Egeu helênico, e sua origem indica a importância do Oriente nas transformações sociais em curso. A influência oriental estimula  o alargamento do horizonte geográfico e econômico dos gregos, que atinge o ponto máximo com a vasta colonização efetuada entre meados do século VIII e fins do VI a.C.

Por volta de 750 a.C. o surgimento de algumas tendências no desenvolvimento das comunidades helênicas assinala ma nova fase de sua história. Do ponto de vista histórico, a época arcaica representa uma fase de intensa transformação em todos os níveis da sociedade.

O termo "arcaico", que os especialistas empregam para denominá-la, provém da periodização arqueológica, pois classifica inicialmente os traços peculiares da escultura, arquitetura, decoração, cerâmica etc., que aos poucos abandonam a linha geométrica dominante na produção artística e prenunciam as formas do clássico. Três fenômenos sintetizam essa mutação: o movimento de renovação cultural processado sob a influência do Oriente; o deslocamento de populações pela implantação de colônias em vasta área mediterrânea; e o processo que consolidou as estruturas clássicas da cidade-Estado em algumas regiões mais expostas às correntes do progresso. Numerosos relatos literários da fundação de colônias referem-se a rivalidades entre facções, banimentos, privação de direitos cívicos, como episódios que precederam a emigração. As tensões ocasionadas pela escassez do solo também figuram nessas histórias, que, apesar de construídas com dados lendários, são adequadas ao que se conhece do contexto social vigente na fase áurea do desenvolvimento. De fato, nas cidades da Grécia européia que encabeçaram o movimento, era muito rígido o domínio dos aristocratas.

O aumento da população, a produção agrícola insuficiente e a miséria dos camponeses levam os gregos à procura de novas terras, aventurando-se pelos mares Egeu, Mediterrâneo e Negro, e fundando colônias costeiras ao longo desses mares, o que resulta na expansão do comércio marítimo e no desenvolvimento das cidades-Estados, ou seja, centros de poder que têm em comum a língua, a proximidade e a cultura.

Dentre o material literário disponível para o conhecimento desse período, o mais antigo e rico é constituído pela Ilíada e pela Odisséia, dois dos maiores poemas épicos da Grécia antiga e que tiveram profunda influência sobre a literatura ocidental, que incorporaram episódios pertencentes a um dos ciclos lendários que os poetas talvez cantassem desde a época micênica. Tradicionalmente atribui-se a Homero a autoria dessas obras, mas ainda hoje é discutida não só a questão da autoria dessas epopéias como a data de sua composição. Estima-se que esteja situada nos marcos cronológicos fornecidos por uma importante expansão cultural efetivada em ambas as margens do Egeu.

Com base em referências às condições sociais dessa época encontradas nos poemas de Homero, o historiador grego Heródoto (século V a.C.) situa o período de vida do poeta entre os séculos IX e VIII a.C., fixando a provável data de seu nascimento por volta de 850 a.C. em algum lugar da Jônia, antigo distrito grego da costa ocidental da Anatólia, que hoje constitui a parte asiática da Turquia. Entretanto, outras cidades gregas reivindicam a honra de ser o local do nascimento de Homero: Esmirna, Rodes, Quios, Argos, Ìtaca, Pilos e Atenas.

São poucas as informações concretas sobre a vida de Homero. Não há nem mesmo a comprovação de que ele tenha de fato existido. São inúmeras as lendas e contradições, e todas essas dúvidas geraram a "questão homérica", que até hoje não foi inteiramente esclarecida. Uma das fontes que defende ser Homero natural da Esmirna ou de Quioz diz que ele era pobre e de origem plebéia, e que percorrera o mundo conhecido em sua época anotando nomes, datas e características física, enquanto recebia hospedagem em troca de poesias. Ao retornar a Ítaca, após uma viagem à Espanha, teria contraído uma doença nos olhos que o teria levado a perder a visão. Supões-se que fosse cego pela origem do seu nome em grego (aquele que não vê), embora existisse, também, em épocas remotas, a noção geral de que os poetas fossem cegos e que justamente essa falta de visão lhes possibilitava "ver" o que as outras pessoas não viam, ou seja, a deficiência visual os tornava mais sensíveis à inspiração artística e literária.

Consta ainda das principais fontes a informação de que a morte de Homero teria ocorrido em uma das ilhas Cíclades. No entanto, as contradições e a escassa confiabilidade dos dados biográficos levaram alguns estudiosos a questionar sua existência.

Alguns sugerem que Homero teria sido simplesmente um compilador, que reuniu vários poemas anônimos e pequenas canções populares até formar um todo homogêneo. Outra corrente supões que "Homero" seja um nome coletivo e que a Ilíada e a Odisséia resultem do trabalho de dois ou mais poetas. Um primeiro teria concebido e composto um núcleo primordial que foi depois desenvolvido por outros. Essa questão tem gerado controvérsias, pois há duas opiniões contraditórias: enquanto alguns vêem falta de unidade e variações de linguagens, estilo, ponto de vista e tema nas duas obras, sinal de que não teriam sido escritas por um só poeta, há quem afirme que existe equilíbrio e homogeneidade na linguagem, no tom solene dos versos, no retrato do ideais e valores da sociedade helênica, na visão realista que engloba o fantástico e o real, o histórico e o imaginário. E há ainda a corrente que nega a existência do poeta, baseada na ausência de provas arqueológicas de que os gregos soubessem escrever na época em que Homero teria vivido, e que seria impossível compor poemas tão longos sem o conhecimento da escrita. Os achados arqueológicos indicam que a escrita foi introduzida na Grécia a partir de 750 a.C., e o mais antigo documento literário conhecido data do século IV a.C.

Antes disso, a literatura era transmitida oralmente, e o povo grego conheceu os poemas de Homero ouvindo-os recitados em festivais ou lendo cópias manuscritas. O filósofo e escritor grego Aristarco de Samotrácia (século II a.C),  e outros filólogos da época Alexandrina encarregaram-se da tarefa de produzir a edição do texto das epopéias de Homero. Aos manuscritos em pergaminho oriundas desse trabalho acrescentaram-se anotações de diversos outros helenistas e eruditos bizantinos, ao longo de pelo menos mil anos.

Os estudiosos que admitem a existência de Homero e que atribuem a ele a autoria das epopéias - entre eles, o pensador grego Aristóteles (século IV a.C) - situam a composição da Ilíada na época de juventude do poeta, e a da Odisséia no final de sua vida, o que explicaria as diferenças de estilo e de linguagem apontadas por aqueles que negam a autoria comum das duas obras.

Em dialeto jônico, o que confirmaria a hipótese da origem jônica de Homero, a Odisséia é uma exaltação do povo grego ao herói mortal Ulisses, conhecido também como Odisseu. A história tem início quando Menelau, rei de Esparta, e Agamênon, rei de Atenas, convocam todos os reis e nobres da Grécia para ajudá-los a montar uma expedição contra Tróia. Diante da convocação, Ulisses finge estar louco. Descoberta a farsa, só lhe resta partir para a guerra. Após a tomada de Tróia, tem início a viagem de Ulisses, cheia de peripécias e aventuras, de volta a Ítaca, sua terra natal.

Os poemas homéricos desfrutaram imensa popularidade na Antiguidade. Cópias desses poemas transformaram-se em compêndios básicos que as crianças gregas usavam para aprender a ler e para estudar as lendas e os mitos da Grégia antiga. Platão (séculos V-IV a.C.) chega memso a referir-se ao poeta como "o educador da Grécia". Os gregos formaram seus pontos de vista religiosos a partir dos retratos dos deuses feitos por Homero em seus poemas. As epopéias também foram tomadas como padrão ético e estético e constituíram um exemplo incontestado para todos os poetas épicos gregos ou latinos, além de fornecer personagens e enredo para os grandes dramaturgos do século V a.C.

Além dos clássicos Ilíada e Odisséia, atribui-se também a Homero a autoria de uma coleção de 34 hinos - os Hinos Homéricos -, do poema Margites e da paródia épica Batracomaquia. Entretanto, a ausência de comprovação também gerou opiniões divergentes quanto à autoria dessas obras.

As obras de Homero refletem vividamente a antiguidade mais remota da civilização grega. Desde o século XVI ocupam um lugar preponderante na cultura literária clássica européia, e na originalidade, riqueza e colorido influenciaram inúmeros poetas e artistas do Ocidente. As situações descritas e narradas por Homero tornaram-se simbólicas de toda a aventura humana sobre a terra, e seu nome chega a confundir-se com a própria poesia.


Fonte: coleção obras-primas - grandes autores - vida e obra.

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